Espaço mostra vantagens e novidades em conexão móvel rápida
O Ministério das Comunicações inauguraram ontem (6) o espaço de exibição e visitação criado na 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021, que ocorre de 3 a 10 de dezembro em Brasília, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.
Segundo informou a pasta em nota, programas e iniciativas de ampliação da conectividade e digitalização no Brasil fazem parte do acervo exposto. Com o leilão da quinta geração de internet móvel, o 5G, o Brasil terá uma ampliação geral dos serviços de internet móvel, segundo informou o secretário de Telecomunicações do ministério, Artur Coimbra, à Agência Brasil.
As palestras e debates da SNCT 2021 nesta segunda-feira (6) estão focadas em iniciativas ambientais e na pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis para os mares. Mais cedo foram feitas palestras sobre o clima e sobre o projeto Ciência no Mar, do Ministério da Ciência e Tecnologia – parte do Plano Nacional para a Década da Ciência Oceânica.
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Valter Campanato/Agência Brasil
Museu de rádio
A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) também estará presente no evento. Em um espaço especial que simula um estúdio de rádio antigo, o Museu da Rádio Nacional – que normalmente é exposto nos corredores da empresa – convida os visitantes a conhecerem uma estação analógica de ondas de radiofrequência.
Palco de diversas inovações do século passado, como as novelas e os boletins informativos, o museu traz equipamentos e informações sobre uma era quando televisão e internet sequer eram cogitadas, e o único meio de comunicação – o rádio – instigava a imaginação dos ouvintes.
Em contraste com as peças históricas, a EBC apresenta um estúdio moderno de transmissão parecido com o que é usado no informativo diário A Voz do Brasil, onde visitantes podem assistir explicações de técnicos e operadores sobre todo o processo de colocar o mais antigo boletim de notícias da América Latina no ar diariamente.
Sobre o evento, o presidente da EBC, Glen Valente, afirmou que a participação da empresa na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia “é muito importante para mostrar o jornalismo factual com cobertura e transmissões ao vivo. Além disso, iremos levar um pouco da história da comunicação pública com peças do nosso acervo.”
Fonte