Muda de planta gerada a partir de experimento científico em missão à Lua foi doada à Escola pela Fenasoja
Os alunos da Escola Infantil Sesc (Sesquinho) de Santa Rosa tiveram o privilégio de contar com um pedaço da história da conquista do espaço ao seu alcance. Uma muda da chamada “Árvore Lunar” foi plantada pelos alunos no pátio da Unidade. A muda de Sequoia foi doada pela Fenasoja em dezembro de 2021, por meio do representante da Feira, Nilson Fortunato Guidolin, e pelo ex-prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini.
A árvore lunar é fruto de uma ação da missão Apollo 14, em 1971, terceira missão espacial a pousar na lua, que levou sementes para o espaço em um experimento que avaliou o impacto da falta de gravidade no posterior crescimento das plantas. Ao término da missão, o governo americano presenteou o Brasil com mudas. Uma delas foi plantada na sede do Ibama, em Brasília, e outra foi entregue a Santa Rosa e plantada no Parque Municipal de Exposições do município. Esta última deu origem à árvore que crescerá no Sesquinho. Existe ainda um registro de árvore lunar em Cambará do Sul com muda originária da planta do Ibama.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal Perto de Você segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.
Fonte