Após meses de preparativos, doações e planejamento, o Programa Biblioteca de Rua da ACISAP foi revitalizado. Todas as unidades foram abastecidas de livros literários, especialmente infantis, para levar histórias e conhecimento aos leitores de Santa Rosa.
Há mais de um ano as bibliotecas estavam fechadas em consequência da pandemia. Durante este período, o programa se reinventou com a doação de mais de 1.000 livros, por parte de editoras, escritores, entidades, empresas e da comunidade. A Biblioteca de Rua recebeu uma nova identidade visual e seu objetivo foi traduzido em um conceito muito simples: “Leve, leia e devolva.”
Com a reinauguração das 7 unidades, localizadas em pontos de grande circulação na cidade, veio também uma novidade: cada uma das Bibliotecas tem um guardião voluntário, que vai abastecer de livros, cuidar, limpar e zelar pelo espaço.
“Queremos fazer com que esses livros voltem a circular. A gente pede que tenhamos mais doadores, que as pessoas frequentem e que utilizem os livros, que leiam, cuidem e que devolvam para as Bibliotecas”, reforça a presidente da ACISAP Lídia Linck Lagemann.
A Diretora do Programa Biblioteca de Rua, Rosangela Albuquerque Eidt, comenta: “Estamos voltando à essência da Biblioteca. Hoje estou muito feliz de estar reabrindo as bibliotecas, a pedido da comunidade, que sentiu falta.”
Para que as bibliotecas não fiquem vazias, as doações não podem parar. Os cidadãos santa-rosenses estão permanentemente convidados a doar livros, entregando na sede da ACISAP.