O seminário teve como objetivo principal mobilizar os demais municípios da região para conhecer essa proposta, bem como, os procedimentos a serem adotados pelos municípios.

Na última semana, a cidade de Santa Maria foi palco do 4º Seminário Estadual das escolas Cívico-Militares. O evento aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores do município. Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura junto a diretora da EMEF Cívico-Militar Cel. Raul Oliveira, Adriana Escobar, foram convidadas para palestrar. Elas relataram a experiência de Santa Rosa e os impactos positivos.

Santa Rosa foi o primeiro município do estado do Rio Grande do Sul que aderiu a proposta das escolas militares, e por isso, tem sido exemplo para as demais cidades. O seminário teve como objetivo principal mobilizar os demais municípios da região para conhecer essa proposta, bem como, os procedimentos a serem adotados pelos municípios. Durante o encontro também ocorreram debates sobre as mudanças ocorridas após sua implementação. Segundo a Secretária Lires Zimmermann, “Uma das principais mudanças sentidas pela comunidade escolar foi o trabalho desenvolvido voltado para a disciplina, formação de valores humanos e cívicos, impulsionando ações para melhoria do processo ensino-aprendizagem. O que proporcionou a Escola Municipal Cívico-Militar Cel. Raul Oliveira uma posição de destaque no nosso estado”.

A escola de Santa Rosa conta com a presença de cinco monitores da Brigada Militar. Estes passaram a atuar na escola em novembro de 2021 com a finalidade de apoiar na recepção dos alunos, no controle de entradas e saídas da escola garantindo a segurança para toda comunidade escolar. Os monitores também desenvolvem o Projeto Valores, que envolve os temas de disciplina, respeito, responsabilidade, civismo, direitos e deveres.

Fonte

Prefeitura Municipal de Santa Rosa

Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br)

Curta e compartilhe