A Ford anunciou nesta 2ª feira (11.jan.2021) o encerramento da fabricação de veículos no Brasil por “perdas significativas” nos últimos anos. A empresa fechará as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller (Horizonte, CE) ao longo de 2021. Aproximadamente 5.000 empregos podem ser comprometidos. Eis a íntegra do anúncio (88 KB).
O texto afirma que a pandemia “amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”.
A companhia manterá no Brasil a sede administrativa da América do Sul, o Centro de Desenvolvimento de Produto e o Campo de Provas.
De acordo com a fabricante de veículos, a empresa continua comprometida com os consumidores no Brasil com a nova picape Ranger, a Transit e outros modelos, trazidos da Argentina e de outros países.
Há planos também de lançar automóveis elétricos, também importados.
A Ford afirmou que vai manter as vendas, a assistência total ao consumidor, os serviços, a comercialização de peças de reposição e a garantia para seus clientes no Brasil e na América do Sul.
A companhia foi uma das pioneiras na produção de automóveis no Brasil. Em 1919, passou a fabricar no país o Modelo T.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford, no comunicado.
De acordo com o texto, a empresa irá trabalhar imediatamente em “estreita colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento de um plano justo e equilibrado para minimizar os impactos do encerramento da produção”.
A produção será encerrada imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda.
A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o 4º trimestre de 2021. A Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques.
As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas.
De acordo com o Sindicato de Metalúrgicos de Taubaté, aproximadamente 700 funcionários serão afetados. O sindicato convocou uma reunião para 17h30 desta 2ª feira (11.jan.2020) para definir as ações que serão tomadas.
A empresa estima um impacto de aproximadamente US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, incluindo cerca de US$ 2,5 bilhões em 2020 e US$ 1,6 bilhão em 2021.
Do total, US$ 1,6 bilhão são relacionados ao impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos. O restante, aproximadamente US$ 2,5 bilhões, terá impacto direto no caixa. A maior parte é relacionada a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos.
Fim da Fabricação de Caminhões
Em outubro de 2019, a Ford encerrou a produção de caminhões e outros veículos no Brasil. A fábrica de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, era uma das mais antigas montadoras em atividade no país. No local eram feitos diversos modelos que deixaram de ser vendidos no país.