Foi assinado ontem pela manhã(9/2), o decreto que institui 2021 como o ano do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. A solenidade acontei de forma híbrida, com transmissão também pela internet, contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária da Cultura, Beatriz Araujo, e da representante da família de Anita no Estado, Elma Santana.
Conhecida por sua participação e envolvimento direto na Revolução Farroupilha (1835-1845), Anita não nasceu no Rio Grande do Sul, mas teve seu primogênito, Domênico Menotti Garibaldi, em solo gaúcho, fruto da união com Giuseppe Garibaldi.
Com a assinatura do decreto, foi oficialmente criada uma comissão, sob a coordenação da Secretaria da Cultura (Sedac). O grupo será responsável por definir atividades comemorativas à memória de Anita, além de promover o turismo de caráter histórico, cívico e cultural, compondo um roteiro para realização de diversos eventos que deverão acontecer em cidades que tenham ligação com a personagem.
Integram a comissão, além da Sedac, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Conselho Estadual de Cultura (CECRS), o Consulado Italiano em Porto Alegre, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), a Fundação Catarinense de Cultura, o Instituto Anita Garibaldi e o Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS).
“É uma iniciativa coletiva que visa enaltecer a caminhada que essa revolucionária fez há 200 anos, mas que está muito viva dentro de nós. Por isso, temos que festejar e homenageá-la. Já fica o meu convite, para que ao longo de 2021 possamos viver muitos momentos de alegria reverenciando essa trajetória”, afirmou a secretária Beatriz Araujo.
Representando a família de Anita Garibaldi, Elma Santana fez um discurso emocionado, relembrando as lutas de sua ancestral e agradecendo pelo reconhecimento com as comemorações do bicentenário.
Fonte: Cultura RS