A temática trazida foi, “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”

Aconteceu nesta quinta-feira (10), a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em Santa Rosa. O evento foi realizado pela FUMSSAR, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde de Santa Rosa e pela comissão organizadora. A Conferência aconteceu no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges e contou com a participação de autoridades, Delegados dos Segmentos dos Usuários, Servidores, Profissionais da Saúde e da comunidade santa-rosense. A temática trazida foi, “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo aos avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A programação contou com mesas de debates, que falaram desde a história da construção do Sistema Único de Saúde em Santa Rosa, mencionando o início do serviço de saúde mental no município e as mudanças e melhorias que aconteceram ao longo dos anos. Além disso, foram debatidas propostas para desenvolver ações e novas políticas públicas de saúde mental em Santa Rosa. O prefeito Anderson Mantei falou da importância da conferência para o município, “São momentos como este, que nos possibilitam avançar na política pública de saúde mental no município. Com a realização das pré-conferências foi possível levantar pautas que na conferência são discutidas e então planejadas as ações futuras em prol de uma melhoria contínua dos serviços”. A Conferência contou com 217 participantes, dentre eles, 90 delegados e 124 propostas aprovadas que foram votadas. Das propostas, 12 foram selecionadas para serem levadas para a Conferência Estadual de Saúde Mental que vai acontecer no próximo mês.

Publicado por:
Secretaria Municipal de Comunicação
(comunicacao@santarosa.rs.gov.br)

Fonte

Prefeitura Municipal de Santa Rosa

Curta e compartilhe